Sim à Vida

Projeto Sim à Vida

Desde o inicio das atividades em agosto de 1987, o objetivo principal da instituição é a preservação da vida intrauterina, através do apoio às gestantes em situação de vulnerabilidade e risco social e/ou na gravidez não planejada.

Durante mais de duas décadas, a entidade tem trabalhado com sua capacidade máxima de acolhidas, atendendo, até o momento, mais de 1.744 gestantes que se encontravam em situação de dificuldade diante da gravidez. Isso nos impossibilitou de elaborar uma intervenção diretamente com as mulheres que tinham a intenção de praticar o aborto.

Em 2007, quando estava em evidência na mídia o Projeto de Lei nº 1135/91, que pretendia descriminalizar o aborto no país, chegou-se a conclusão de que era necessária uma mobilização para que o projeto não fosse aprovado, assim como a realização de um trabalho de conscientização social sobre a preservação e valorização da vida intrauterina.

No transcorrer dos trabalhos, verificou-se a existência de outros grupos de apoio à gestante das mais variadas crenças religiosas que desenvolvem a mesma atividade, cada qual com sua peculiaridade, mas todos com o mesmo objetivo: o de preservar a vida intrauterina através do apoio direto e gratuito às futuras mães. Esta feliz constatação permitiu a formação de um grupo integrado formando uma rede de Preservação da Vida no país.

Assim, este projeto visa conscientizar a sociedade sobre os riscos e as consequências do aborto, mostrando que são possíveis outros caminhos frente à gravidez não desejada. Com o lema “Sim à Vida”, trabalha-se com objetivo de sensibilizar as gestantes que se encontram em situação de desespero, orientando sobre os riscos do procedimento de abortamento, as consequências desta atitude e oportunizando o direito à vida ao nascituro, que necessita de nossa proteção.

 

O Programa Sim à Vida, tem cinco objetivos principais.

 LEVAR A MENSAGEM “SIM À VIDA” À MULHER QUE VIVENCIA A GRAVIDEZ NÃO PLANEJADA E INDESEJADA

Esse objetivo tem a finalidade de encontrar a mulher que esteja enfrentando a gravidez indesejada e por não achar que não tem saída em levar a gestação adiante, opta pelo abortamento. Conhecedores que somos das consequências do aborto provocado, procuramos essas mulheres com intuito de mostrar o outro lado da maternidade que no momento elas sozinha não conseguem visualizar.  Oferecemos apoio incondicional e sigilosa para que tenha o seu o bebê.

Procuramos ouvi-la e sentir suas reais necessidades que nem sempre é material e financeira, na maioria dos casos são de ordem emocional. Fazemos uma escuta qualificada, em que ela se sinta à vontade para contar os seus dramas. Também procuramos evidenciar as consequências do aborto provocado, inclusive narrando os casos que chegam a nós de mulheres que sofrem por terem realizado aborto em algum momento de suas vidas. Oferecemos ajuda imediata, gratuita e sigilosa sem julgá-la para que leve a gestação adiante.

Se ela desiste do aborto e resolve assumir seu filho, nós enviamos enxoval pelo correio, independente da distância, atendemos em todo território brasileiro. Mas se ela desiste do aborto e não deseja contar a ninguém, quer esconder a gestação, nós acolhemos em nossa instituição assumindo todas as despesas de sua vinda e volta, para que possa ser assistida durante o período da gravidez até o parto e pós-parto. Se ela manifestar o desejo de entregar em adoção, nós encaminhamos para os procedimentos legais no processo de adoção junto à Vara da Infância e Juventude.

Graças a Deus muitas vidas foram salvas, não só a dos bebês, mas também as vidas das mães, pois quando se evita que uma mulher pratique o aborto, não sofreará os dramas oriundo do aborto provocado.

TRABALHAR PELA NÃO APROVAÇÃO DO ABORTO NO BRASIL

Com esse objetivo trabalhamos para o aborto não ser aprovado em nosso pais, no ano 2007, data de seu início, foram coletadas 15 quinze mil assinaturas para não ser aprovado o aborto no Brasil. Continuamos apoiando os movimentos em favor da vida em nosso pais.

FORMAR GRUPOS DE APOIO PRÓ-VIDAS EM OUTROS LUGARES

Logo no início vimos que esse trabalho é muito amplo e necessitava de apoio em outras localidades do Brasil.  Com isso muitos grupos se formaram em alguns estados e muitos grupos continuam se formando. Ampliando assim a nossa rede de atendimento às mãezinhas que se encontram diante dessa realidade.

CONSCIENTIZAR CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS

Esse objetivo visa levar a mensagem da vida até a sociedade em geral, por meio de palestras e a Dinâmica de Valorização da Vida, que é realizada com amostra de bebês de silicone como também uma abordagem com as pessoas mostrando o valor da vida humana desde a concepção. Todos que realizam essa Dinâmica saem emocionados ao perceberem a importância de se valorizar e preservar a vida desde o momento que foi concebido.

FAZER DE CADA CIDADÃO UM GUARDIÃO DA “VIDA EM FORMAÇÃO

Com o conhecimento de se valorizar a vida desde a concepção o cidadão passa a ser defensor e guardião da vida que se encontra muito frágil nesse momento de formação no ventre materno.